Escape Plan

VEREDICTO
73

Escape Plan

Lançamento: 14 fevereiro 2012

Disponível para: PS Vita

Editora: Sony Computer Entertainment

Realização: Fun Bits Interactive

Género: Puzzle

Comentários (2)

Escape Plan

Escape Plan está à distância de € 12,99. Em troca deste jogo disponível apenas na PlayStation Store, a Fun Bits propõe dezenas de enigmas para resolver, enquanto desempenhamos a missão de levar até à liberdade os protagonistas da ação, Lil e Laarg.

Segunda, 16 Abril 2012 14:06

Por: Rogério Jardim


EPICS

RESOLVER ENIGMAS
A originalidade da maioria dos enigmas, aliada à arte do jogo, deixa-nos deliciados. Conduzir Lil ou Laarg à fuga das salas (enigmas) pode envolver um pouco de tudo, desde toques no ecrã ou no painel traseiro até à utilização do giroscópio ou do microfone da consola. Há que ter muita atenção aos diferentes elementos que compõem as salas e àquilo que as funcionalidades da consola nos permitem fazer. Girar ventoinhas para dissipar gases, derrubar colchões, mover plataformas ou beber hélio para poder voar são apenas alguns exemplos do que temos de fazer.

GRAFISMO
A arte é definitivamente um dos pontos fortes de Escape Plan. A equipa de design teve grande atenção ao detalhe e consegue não só apresentar cenários muito apelativos, como também criar alguns elementos de humor negro, bem demonstrados, por exemplo, pela apresentação das personagens. Tenham ainda atenção, como já foi referido em cima, a todos os pormenores gráficos dos cenários, pois lá pode estar parte da solução para chegar à liberdade.


FAILS

JOGABILIDADE
A precisão dos controlos podia e devia estar melhor. Nem sempre percebemos se o toque que aplicamos no ecrã ou no painel tátil vai resultar na ação pretendida e, como tal, muitas vezes optamos por replicar o mesmo movimento repetidamente de forma a garantir que Lil e Laarg façam mesmo o que pretendemos. Todavia, uma vez que um dos critérios para avaliação da nossa prestação no final de cada nível é o número de movimentos executados, torna-se frustrante a tentativa de conseguir a pontuação máxima de três estrelas.



VEREDICTO

O conceito de Escape Plan foi muito bem pensado, proporcionando enigmas interessantes e desafiantes ao jogador. A arte, por seu lado, dá aos referidos enigmas, e também às personagens, um elemento diferenciador, que nos convence a prosseguir na procura pela liberdade de Lil e Laarg, sempre em ambiente a preto e branco. O único ponto negativo, e também o maior, vai para a jogabilidade. A ideia de tirar partido de todas as capacidades da PS Vita, dispensando a utilização dos botões de ação é, de facto, boa, mas devia ter havido maior exigência na execução da ideia, que podia ter feito de Escape Plan um dos melhores títulos de lançamento da PS Vita.


MAIS INFORMAÇÕES NA EDIÇÃO DE MAIO DA BGAMER - #166.

Powered by Web Agency

2 Comentário(s)  Registe-se ou faça Login para comentar

Denunciar #2 Rogério Jardim 2012-04-16 17:13
Sim, realmente um bom jogo. A ideia, como disse na análise, é excelente... resolução de puzzles recorrendo às novas funcionalidades da Vita. É pena que tenha alguns problemas na jogabilidade.
Denunciar +1 #1 Trickz 2012-04-16 16:42
Joguei a demo e que grande jogo mesmo...

a carregar... a carregar...