Comentários (22)

Comparação de especificações entre PlayStation 4, Xbox One e Wii U

Depois dos primeiros anúncios comparamos o que se sabe das novas consolas.

Terça, 28 Maio 2013 10:59

Os primeiros anúncios estão feitos, tanto a Sony, a Microsoft e a Nintendo apresentaram as suas apostas para a nova geração e, enquanto a E3 não chega para nos libertar de todas as dúvidas que ainda restam, pegámos no que sabemos acerca das novas consolas para as podermos comparar em termos de pura proeza técnica. 

Pelo que se pode ver na tabela em baixo, as consolas da Sony e da Microsoft partilham muitas características desde os núcleos do processador, 8 cada, até à sua frequência idêntica de 1,6GHz. 

Porém nas poucas coisas em que são diferentes, a próxima PlayStation mostra a sua vantagem. 

A PlayStation 4 tem 1,152 núcleos de GPU enquanto que a Xbox One tem apenas 768, aumentando assim a performance da PS4 para 1,84 TFLOPS enquanto que a nova Xbox fica pelos 1,23 TFLOPS. 

Assim o jogador mais hardcore tem razões para preferir a nova consola da Sony, mas também é neste ponto que se encontra a causa para a performance mais baixa da Xbox One. É que enquanto que a Sony se concentrou nas qualidades de consola da PS4, a Microsoft pensou na Xbox One como uma plataforma de entretenimento multimédia, ou seja esta foi uma decisão tomada deliberadamente. 

No que toca à máquina da Nintendo, não a podemos julgar pelos mesmos critérios, ainda que a companhia a descreva como consola de nova geração. A Wii U mostra-se tecnicamente inferior, pelo menos nos parâmetros usados para descrever as restantes consolas. Com um a performance máxima do GPU de 352 GFLOPs, está bem abaixo das consolas da Microsoft e Sony, mas temos de ter em conta que a sua filosofia também é diferente, visto que apela a jogadores mais casuais e em novas maneiras de jogar. 

Por agora resta-nos esperar pela E3 para sabermos mais acerca das novas consolas, por isso fiquem atentos ao BGamer para todas e quaisquer novidades!


Powered by Web Agency

20 Comentário(s)  Registe-se ou faça Login para comentar

Denunciar +1 #22 all_right_31 2013-05-30 18:05
Vendo isto por um lado mais "pessimista", esta vantagem da sony pode ser algo mau para os gamers. Pensem bem, se isto fosse uma luta taco-a-taco, cada consola iriam tentar puxar o público a si e implementar funcionalidades , tornar as coisas mais baratas, sei lá, tornar a experiencia melhor para o seu público tornando as consolas melhores. Assim, se a sony destronar completamente a MS na E3 tenho um pouco de receio que as companhias nem se esforcem mais para agradar ao público.
Denunciar #21 Rasps 2013-05-29 22:32
Até nisto a ps4 ganha, é pena que a xbox one tenha as condições que tem, se não tivesse as condições gananciosas seria uma luta mais equilibrada, continuaria a preferir a sony pois para mim tem os melhores exclusivos. Mas assim é uma consola boa para ficar em armazém.

Rastafari_pt essa imagem é linda. Está brutalissima
Denunciar +1 #20 JayDelta 2013-05-29 14:51
Na europa com a teoria dessas vendas não sê safam.

Tendo em conta a crise, falta de suporte, foi um erro fatal da parte da MS ter criado uma maquina mais virada para o entertenimento :) Claro que o futuro é isso mesmo, não apenas gaming, mas de momento foi uma má aposta :)

Para mim Jogar não é tudo, dai preferir um PC em vez de uma Consola, por me permitir fazer várias coisas em 1...mas a consola sempre foi conhecida por ser algo dedicado 100% aos Jogos, algo que o PC não é!

Gastar desde já dinheiro em uma das novas consolas, é despredicio, pelo menos logo na altura em que sai, saem sempre caras e sempre podem surgir problemas desnecessários!

Não acredito caro colegas que a PS4 ou XBOX tenha um bom preço cá em PT, tendo em conta os Impostos e etc, vai ser das mais caras da europa ;)
Agora, sê tivesse que escolher, de momento, escolheria a PS4 :) Mas claro amo os exclusivos da XBOX e em alguns casos, será esse o motivo que vai safar as vendas da Consola ou Não claro
Denunciar +1 #19 The-Man-With-The-R 2013-05-29 10:05
Citando PedroCosta234:
Uma coisa que acho má na Playstation 3 e talvez na PS4 é o comando é sempre pequeno e com os analógicos num sitio desconfortável, na minha opinião!


Se comparar-mos os comandos da PS e da XBox é obvio que o XBox ganha. O comando é brutal e dá-te muito mais autonomia a jogar. Mas eu nem desgosto do Dualshock, sobretudo o Dualshock 4 que, na minha opinião, foi uma boa inovação do anterior.

Quanto ao teu outro comentário colega, a MS criou uma central de entretenimento porque está a pensar (quase exclusivamente) no mercado americano. Claro que a E3 pode trazer surpresas, mas eu acho que, a única forma de a MS se safar é mostrar os melhores exclusivos que esta geração poderá ter. Dar algo para que os jogadores possam dizer: OK! Tenho de aturar esta "treta" que eles criaram, mas ao menos tenho estes exclusivos que valem completamente a pena! Assim sim, a MS irá vender. De resto...sem ser o mercado americano, não estou a ver as vendas a disparar...
Denunciar +2 #18 PedroCosta234 2013-05-28 22:19
Uma coisa que acho má na Playstation 3 e talvez na PS4 é o comando é sempre pequeno e com os analógicos num sitio desconfortável, na minha opinião!
Denunciar +2 #17 JayDelta 2013-05-28 18:50
Tragam mazé o Bill Gates devolta... As reformas dão nisto :) Ainda dizem que um presidente a frente de algo não faz diferença, está aqui a prova, MS = SUCKS
XBOX ONE = SUCKS
Denunciar +2 #16 PedroCosta234 2013-05-28 18:14
O que acho de estúpido é porque é que a Microsoft está a criar uma central de entretenimento em vez de criar uma consola para jogos que foi de onde a Xbox nasceu, realmente a Microsoft está a cometer um erro enorme, se na E3 a Microsoft não me apresentar razões que valham a pena vou deixar de ser cliente Xbox e passar para a Sony !
Denunciar +2 #15 Pemy9 2013-05-28 17:47
@Tiagozak totalmente de acordo

@Rastafari_pt hahaha Muito bom! Se isso é um cartaz oficial, a Sony matou! LOL
Denunciar +4 #14 Rastafari_pt 2013-05-28 17:43
Por alguma coisa a Xbox disse que não estava a pensar em ter os melhores gráficos, claro que a PS4 iria sair vencedora nesse aspecto, a MS está focada "noutras coisas"...

E falta este promenor:


LOL
Denunciar +5 #13 Tiagozak 2013-05-28 17:25
Citando Pemy9:
Citando Tiagozak:
Acho que, sinceramente, a única maneira da XBox se safar é se for (muito) mais barata que a PS4, o que dificilmente vai acontecer... A E3 vai ser a última hipótese da XBox mostrar o que vale, caso contrário já está arrumada.


UAU Tiagozak a reconhecer mérito à Sony!Quem diria! (Just kidding... )

PS4 é sem dúvida a melhor consola da nova geração, e arrumou a MS mesmo sem saber com o que contar da concorrência, visto que a Sony foi a 1º a mostrar a sua consola (sem contar com a WiiU, obviamente), e em princípio não sabia o que a MS andava a magicar, e mesmo assim conseguir vencer esta guerra, mesmo antes dela começar é impressionante e totalmente inesperado. Parabéns Sony!

Cumps ;-)


Só para veres o quanto a XBox One sucks... Se me fizeram elogiar a Sony, é porque a XBox está mesmo muito mal... mas sim, reconheço perfeitamente o mérito da Sony, visto que, ao menos, criaram uma consola para jogar...
Denunciar +3 #12 Pemy9 2013-05-28 16:55
Citando Tiagozak:
Acho que, sinceramente, a única maneira da XBox se safar é se for (muito) mais barata que a PS4, o que dificilmente vai acontecer... A E3 vai ser a última hipótese da XBox mostrar o que vale, caso contrário já está arrumada.


UAU Tiagozak a reconhecer mérito à Sony!Quem diria! (Just kidding... )

PS4 é sem dúvida a melhor consola da nova geração, e arrumou a MS mesmo sem saber com o que contar da concorrência, visto que a Sony foi a 1º a mostrar a sua consola (sem contar com a WiiU, obviamente), e em princípio não sabia o que a MS andava a magicar, e mesmo assim conseguir vencer esta guerra, mesmo antes dela começar é impressionante e totalmente inesperado. Parabéns Sony!

Cumps
Denunciar +4 #11 Tiagozak 2013-05-28 16:18
Acho que, sinceramente, a única maneira da XBox se safar é se for (muito) mais barata que a PS4, o que dificilmente vai acontecer... A E3 vai ser a última hipótese da XBox mostrar o que vale, caso contrário já está arrumada.
Denunciar +1 #10 heliorodrigues 2013-05-28 15:24
A playstation 4 é claramente a melhor das 3 consolas, só pelo hardware dá para notar isso... Xbox one é inferior... E bem inferior! E a Wii U nem seque conta para a coisa lol! Wii U consegue ser inferior a própria ps3 e xbox 360... A Nintendo entrou no mercado para competir não sei com quem...Quanto a quem diz que xbox 360 é melhor que a ps3! Isto nao é verdade porque ps3 é que é melhor, o problema era o seguinte maior parte do jogos eram multi-plataforma e estavam em geral mau optimizados para a ps3 devido à elevada dificuldade de programação da arquitectura da consola... E isso foi o grande erro da sony, que pelos vistos resolveram nesta nova. Porque xbox360 tinha a grande vantagem da facilidade de programação próxima dos pcs.
Denunciar +4 #9 ig9981 2013-05-28 15:15
Em termos de hardware a questão está arrumada, a Sony PS4 será a melhor e mais potente consola de nova geração.

Com pena minha até arrisco a dizer que será a única, uma vez que não considero a Wii U de nova geração, apenas a considero uma consola nova mas na atual geração da PS3 e XBOX 360, e acho que a XBOX One será uma espécie de Box da Meo ou Zon que vai dar para jogar uns jogos mais ou menos porreiros mas que para "consola de nova geração" deixará muito a desejar...

Quem perde somos nós, gamers, pois não haverá grande concorrência à Sony.

No que concerne a aspetos "extra hardware", falta mesmo a E3 para clarificar os rumores que ainda pairam no ar em relação à postura que a Sony vai adoptar em relação aos jogos usados, à retro-compatibilidade via gaikai, psn free ou a pagar, etc, etc...

Se esses rumores não se verificarem, aí sim, penso que a Sony vai enterrar definitivamente a Microsoft...
Denunciar +2 #8 Trickz 2013-05-28 13:19
Bem...acho que e indiscutível que a Sony é vencedora neste aspecto, agora faltam os jogos,que também na minha opinião irá ganhar visto os grandes exclusivos que tem tido ao longo da vida da Sony desde a PSX até hoje, sem tirar mérito a Xbox que também tem exclusivos fantásticos embora pouca gente os conheça, e a Nintendo tem os exclusivos que nunca e digo sem problema nunca desilude pelo contrário são sempre impressionantes , tais como Phoniex Wright,Mário e o The Legend of Zelda,mas falando neste assunto, PS4 é a consola da nova geração, gostei de ver, obrigado Bgamer
Denunciar +3 #7 Fred 2013-05-28 13:10
"A Wii U mostra-se tecnicamente inferior, [...] mas temos de ter em conta que a sua filosofia também é diferente, visto que apela a jogadores mais casuais e em novas maneiras de jogar."

Não aceito isto. Não é desculpa. A sony e a ms também foram atrás da nintendo com o kinect e com o move na geração anterior, e nesta geração se prevê o mesmo com o duo PS4/Vita e XboxOne/Smartphone ou tablet a copiarem o que se vê na wii u e não deixam de conseguir dar mais poder no seu hardware.

Que dissessem isso de uma ouya ou de outra consola de nicho, de formas de jogar alternativas, isso entendia. Agora da consola da Nintendo? Que é só um dos principais players do mundo dos videojogos desde sempre? Ou pelo menos desde que começaram a ter mais relevância... Nah... Só o facto de nesta tabela comparativa estar a wii u ao lado das outras não é por acaso.
Denunciar +1 #6 RpTr3LzE 2013-05-28 13:00
Realmente JayDelta, o grafismo entre Xbox360 e PS3 é escusado falar visto que toda a gente sabe o porquê disso (e não é por a Xbox ser melhor).
_______________ __________
Em relação a esta notícia, só espero é que tragam ambas novidades porque de resto já se viu.
Denunciar +1 #5 Devil Under Beds 2013-05-28 12:59
Citando The-Man-With-The-R:
E não esquecer que dos 8GB de memória da XBox One 3 são para as características de TV e os restantes 5GB são para os jogos. Enquanto que, acho eu, na PS4 7GB são para jogos e 1GB é para as restantes funcionalidades . Penso eu!

Esse "acho eu" tambem deveria de se aplicar a X1.
(ON topic)
Nada que eu não tivesse a espera a ps4 e claramente vencedora no que toca a hardware agora vamos ver no que toca a software ,dev kits que foi o que fez a 360 competir graficamente com a ps3 mas a que ver que desta vez a ps4 leva uma maior vantagem sobre a sua competidora onde na passada geração a xbox ainda conseguia ter alguns specs superiores a ps3 ex RAM.
Eu acho que a razão tambem tem muito haver com o kinect 2.0 que vai vir em todas as caixas provavelmente não querem ter um preço de venda muito alto por isso optaram por dar uma vantagem neste aspecto a Sony.
Denunciar +4 #4 BATMAN QUEST 2013-05-28 12:24
Boas! Embora nem em todos os jogos na XBOX tinham melhor desempenho que na PS3 pois às vezes ganhava a PS3 em qualquer compunente do jogo e às vezes ganhava a XBOX (penso que não vale a pena estar a guerrelhar sobre isso pessoal)... Penso que actualmente é irrelevante a questão do hardware pq a XBOXone nem sequer se pode considerar consola, com todas as limitações colocadas pela microsoft nenhum verdadeiro gamer deveria pensar em comprar esse lixo cheio de restrições (internet, retrocompatibil idade do LIVE, a KEY, etc.).

Vamos ver o que a E3 nos reserva, pode ser que a Microsoft reveja a sua posição ou até que a PS4 nos traga a retrocompatibil idade com a PS3...

Joguem muito...
Denunciar +2 #3 JayDelta 2013-05-28 12:13
Citando The-Man-With-The-R:
E não esquecer que dos 8GB de memória da XBox One 3 são para as características de TV e os restantes 5GB são para os jogos. Enquanto que, acho eu, na PS4 7GB são para jogos e 1GB é para as restantes funcionalidades . Penso eu!


É mais ou menos isso, mas mesmo assim há uma diferença ainda grande entre a PS4 e a XBOX One.
Seja como for, PS3 vs XBOX 360, a XBOX ficava quase a metade do caminho da PS3 e no entanto, há jogos com melhor rendimento na XBOX 360 do que na PS3 e melhor grafissmo :) Escusam de dizer o contrário porque testei frente a frente ambas.

Agora isto prova que nada quer dizer o facto da PS4 ser mais potente, mas claro, muitas vantagens já tem a ps4, asneiras que a Microsoft pouco provável irá recuperar ou ter metade do sucesso da 360.

a carregar... a carregar...